Monday, 17 January 2011

O que é marketing político

Quando se fala em marketing a primeira coisa que nos vêm a cabeça é a ação para o mercado. Na construção do marketing político não pode ser diferente, tendo em vista que o candidato se transforma em produto para o eleitorado.
A ação tendo em vista o marketing político elabora um discurso, projeta uma imagem e dimensiona os aspectos positivos do candidato, viabilizando um mandato em que o foco seja sempre o eleitorado.
A tentativa de se “vender” o candidato para o eleitorado é o principal foco do marketing político tendo em vista as eleições, seja ela de caráter municipal ou nacional.
No entanto, algumas considerações precisam ser feitas quando o assunto é marketing político. O que salta aos olhos é a dimensão eleitoreira que dimensiona os trabalhos, ora, as ações de marketing precisam ter continuidade após o pleito. Ela não pode ficar concentrada apenas nos períodos eleitorais, “fazer” eleição é um ato contínuo, o candidato tenha sido eleito ou não, precisa dar continuidade aos trabalhos tanto para justificar o mandato, quanto para dizer ao eleitorado que é a alternativa política mais viável.
Os instrumentos para o marketing político ganharam dimensão e proporção quando houve a expansão da democracia 2.0, ou seja a veiculação das informações via web. Os instrumentos fazem parte do discurso político contemporâneo e precisam ser utilizados por maestria por aqueles que estão no comando das candidaturas.

Blog Archive

ASSESSORIA POLÍTICA

UM BLOG QUE VAI SERVIR DE REFERÊNCIA PARA QUEM QUER SE COLOCAR NO MUNDO DA POLÍTICA.