Monday, 11 April 2011

A diferença entre a política e a gestão

Tenho lido nos noticiários a dificuldade que a oposição está encontrando para encaixar um discurso em relação à gestão de Dona Dilma Rousseff. A dificuldade encontrada se estabelece justamente na forma de fazer política adotado pela Presidente. É que ela faz gestão, e não política na acepção máxima da palavra.

A Presidente, administra, fala pouco, colocou técnicos no poder, não entra em barganha, tem discurso pragmático e age pontualmente em cima de questões que ela considera relevantes. Nesse sentido, age de forma diferente de quem é político profissional. O político, barganha, indica amigos para cargos, as questões técnicas ficam em segundo plano e age sempre em benefício da aliança política ou dos interesses dos partidos políticos.

Dilma Rousseff é diferente, usa o partido político apenas como instrumento para estar no poder. Não possui muita habilidade política, por isso, dialoga pouco, é acostumada a dar ordem. Embora essa forma de atuar esteja sendo consolidada nos últimos cem dias de governo, se trata de uma plataforma perigosa, tendo em vista a cultura política estabelecida no país, acostumada a apadrinhamento e tapinhas nas costas.

Blog Archive

ASSESSORIA POLÍTICA

UM BLOG QUE VAI SERVIR DE REFERÊNCIA PARA QUEM QUER SE COLOCAR NO MUNDO DA POLÍTICA.