Thursday, 22 December 2011

Democracia política x democracia social

A democracia política não se sustenta apenas com as liberdades políticas concedidas pelas Constituições. Democracia significa muito mais do que um jogo de palavras. A democracia precisa ser consolidada no cotidiano através de ações práticas que sejam capazes de alterar a vida das pessoas. Muito mais importante do que a liberdade de expressão é a liberdade econômica e social.
Sem a liberdade econômica e social é impossível sustentar uma democracia política por muito tempo. Recentemente em pesquisa organizada pelo Latinobarômetro, organização que estuda a democracia na América Latina chegou-se à conclusão que em determinados países do continente, a maioria aprova uma ditadura desde que tenha a tão sonhada "democracia social". Isso significa que vale  mais um prato de arroz com feijão na mesa do que a liberdade de expressão. 
A democracia ainda é um instrumento político recente no continente latino-americano e ela não está sendo capaz de cumprir suas promessas, como diria o pensador italiano Norberto Bobbio. Mesclar representação política com participação política é o caminho mais curto para se atingir os dois pilares de sustentação da democracia: liberdade de expressão e distribuição de renda.

Blog Archive

ASSESSORIA POLÍTICA

UM BLOG QUE VAI SERVIR DE REFERÊNCIA PARA QUEM QUER SE COLOCAR NO MUNDO DA POLÍTICA.