Thursday, 20 June 2013

Nota sobre as manifestações II

No Brasil, os sindicatos sempre foram ligados ao Estado, desde o Governo Getulio Vargas e os partidos políticos nunca representaram os interesses da sociedade. Em linhas gerais, a função de um partido político é servir de elo entre a sociedade e o Estado, nada mais do que isso.
Em sua quase totalidade os partidos políticos brasileiros foram organizados de forma vertical, de cima para baixo, não tendo representatividade alguma, alguns poucos que foram organizados a partir da sociedade se venderam quando chegaram ao poder.
Nada mais justo que a sociedade, hoje, repudie a ação desses sindicatos e dos partidos nas manifestações democráticas pelo país afora.

Nota sobre as manifestações I

O que a população brasileira está reivindicando e tentanto demonstrar é a falência de um modelo de democracia, pautada na representação política e no desrespeito com o cidadão...

Os protestos e o conceito de democracia

Com as manifestações ocorridas no Brasil afora percebi um forte equívoco sobre o conceito de democracia. O equivoco se estabeleceu devido a percepção do que os jornalistas escrevem e falam sobre o tema em telejornais ou jornais impressos em todo o país.
A primeira impressão que se faz presente é de que estamos diante de um conceito ligado a origem cristã do termo, ou seja, que democracia é sinônimo de paz - muito pelo contrário, democracia não significa paz, significa luta, pressão, confronto político, sem esses ingredientes, não existiria conquistas políticas.
Embora não esteja nestas linhas defendendo a "violência", lembro que a mesma faz parte das manifestações democráticas, é assim em todas as partes do mundo e no Brasil não seria diferente. É claro que os políticos e também os jornalistas brasileiros não estão acostumados com as lutas políticas, para eles de uma maneira geral, democracia e paz andam juntas, o que é um equívoco, democracia não é paz, é luta constante dentro de um ambiente capitalista e que apresenta um cenário de desigualdade social abissal.
Portanto, essas manifestações mais violentas que os movimentos estão apresentando são consequências de um ambiente de democracia - é claro que eles trazem "prejuízos" para alguns empresários e para o governo, mas precisam existir, até mesmo para poder haver discussão sobre a melhoria e o aperfeiçoamento do próprio sistema.

Blog Archive

ASSESSORIA POLÍTICA

UM BLOG QUE VAI SERVIR DE REFERÊNCIA PARA QUEM QUER SE COLOCAR NO MUNDO DA POLÍTICA.