Wednesday, 18 May 2016

O governo "positivo" de Temer

Um governo que começa com o slogan "Ordem e Progresso" e diz que quer fazer o novo me parece contraditório. Ordem e progresso é bandeira da filosofia positivista de Augusto Comte e Emile Durkheim e que influenciou sobremaneira a elite política brasileira durante o século XIX e que em linhas gerais defende aquilo que é mais conservador na política: abertura ao capital especulativo internacional, política de privatização e assim por diante.
Nada mais retrógrado do querer repetir o passado! 
Esse é o começo do governo Temer e que já apresenta as suas diretrizes mais conservadoras nas palavras de alguns ministros: "O SUS não pode atender todo mundo", "Na Universidade pública os alunos deverão pagar mensalidades" e assim por diante.
Durante o século XIX, havia um político brasileiro chamado Antonio Carlos, mineiro, de fala mansa e que dizia a seguinte frase: "Vamos mudar tudo, para que tudo continue como está". A tomada do poder pelos políticos mais conservadores tem essa prerrogativa: devolver o Estado ao capital especulativo e das elites.
Essa é a linha do governo Temer, que promete agora acabar de privatizar o Estado brasileiro e andar de mãos dadas com os investidores internacionais. 

Blog Archive

ASSESSORIA POLÍTICA

UM BLOG QUE VAI SERVIR DE REFERÊNCIA PARA QUEM QUER SE COLOCAR NO MUNDO DA POLÍTICA.