Thursday, 4 August 2016

A Inglaterra fora da nova ordem mundial

"Alguma coisa está fora da ordem, fora da nova ordem mundial" (Caetano Veloso)
 A Inglaterra sinalizou ao mundo que está deixando a União Européia. Muitos vêem o caos tanto para a economia inglesa, quanto para a própria União Européia. Na verdade, não é bem assim que as coisas precisam ser interpretadas. Elas precisam ser vistas por um outro prisma que não seja o benefício das grandes corporações mundiais e o processo de globalização.
Ninguém sabe mais do seu próprio caminho do que os ingleses. Por uma questão de propósito é necessário salientar que o próprio capitalismo se desenvolveu na Inglaterra, tanto com a primeira Revolução Industrial quanto com a segunda Revolução, com o implemento de tecnologias para o aumento do processo de produção.
Alguns sinais já eram apresentados pelos ingleses que davam a entender o esgotamento com o modelo global vigente, por exemplo: o governo inglês conseguiu mudar a alimentação das crianças nas merendas escolares - a alimentação passou a ser natural, contrariando os interesses das indústrias de fast-food, aumentou os impostos dos refrigerantes entre 20% e 30% e o dinheiro passou a ser reinvestido nas escolas para dar conta da alimentação natural dos alunos das escolas públicas - foi incorporado ao curriculum das escolas públicas a aula de cozinha para as crianças, onde os alunos aprendem a cozinhar tendo como pressuposto novos hábitos de alimentação, retirando a necessidade de se alimentarem consumindo fast food e também porque nos dias atuais os pais trabalham fora e não conseguem dar conta da alimentação de seus filhos.
Essas são políticas adotadas que não se encaixam na economia globalizada. Uma política voltada para dentro, para os seus próprios interesses e para os seus cidadãos. A Inglaterra está preocupada com os ingleses, não com o mundo - está preocupada com o bem-estar de seus cidadãos, não com os "cidadãos globais". 


Blog Archive

ASSESSORIA POLÍTICA

UM BLOG QUE VAI SERVIR DE REFERÊNCIA PARA QUEM QUER SE COLOCAR NO MUNDO DA POLÍTICA.