Monday 11 June 2007

Democracia na América Latina

A democracia como sistema de governo vem sendo questionada. Dois motivos levam ao descontentamento crônico com o sistema principalmente na América Latina: a falsa promessa de que é capaz de diminuir a desigualdade social e as constantes crises geradas pelos esquemas de corrupção envolvendo os governantes eleitos.
Em recente pesquisa divulgada, o latinobarômetro apontou que mais de cinquenta por cento da população latino-americana aceitaria um governo com características ditatoriais. É um cenário preocupante para a região que ainda vê a democracia dar os seus primeiros passos.
O que contribui de forma significativa para os números apontados pela pesquisa está no fato de que a população latino-americana ainda não sentiu no bolso, os ventos soprados pelo sistema democrático. A liberdade de expressão tão defendida pela elite do continente não está sendo capaz de "administrar" os anseios da sociedade. Os primeiros sinais de descontentamento com o sistema está na Venezuela e na Bolívia respectivamente, onde os seus presidentes com características ditatoriais foram eleitos através do sufrágio universal. Para que a democracia triunfe no continente é necessário que seus governantes combatam a concentração de renda, lutem pela distribuição de renda e sobretudo construam caminhos para extirpar a corrupção.

No comments:

A sangue frio de Truman Capote

  Capote, Truman. A sangue frio. São Paulo: Companhia das Letras, 2003. Resenha Truman Streckfus Persons, o Truman Capote foi um brilhante j...