Revisão de Literatura: conceito e organização
O
conceito de revisão de literatura é processo de busca, análise e descrição de
um corpo de conhecimento em busca de uma resposta a uma pergunta específica. Existem
três 3 tipos de revisão de literatura: narrativa, sistemática e integrativa.
Na
revisão narrativa, não precisa esgotar os pontos de informação. Ela é adequada
para a fundamentação teórica de artigos, dissertações, teses e trabalhos de
conclusão de curso.
Na
revisão sistemática já passa a ser uma investigação científica, busca responder
a uma pergunta de pesquisa claramente formulada, faz um levantamento de estudos
relevantes sobre o tema. É considerado a evidência científica de maior grandeza
e são indicadas na tomada de decisões na prática clínica ou na gestão pública.
Na
revisão integrativa são utilizadas diversas metodologias, assim tem o potencial
de promover os estudos de revisão em diversas áreas do conhecimento,
mantendo rigor metodológico das
revisões.
Estas
revisões são feitas por etapas e devem respeitar os critérios para que os objetivos
sejam alcançados com excelência.
As
etapas para a organização da revisão de literatura se dividem seis:
Primeira
etapa: identificar o tema e seleção da hipótese ou questão da pesquisa para a
elaboração da revisão integrativa. Nesta etapa a escolha de um tema que
desperte o interesses do revisor torna o processo mais encorajador, outro aspecto
consiste na escolha de um problema vivenciado na prática. Os estudiosos
consideram a primeira etapa como norteadora para a condução de uma revisão
integrada e bem elaborada.
Segunda
etapa: o estabelecimento de critérios para a inclusão e exclusão de estudos (amostragem
ou busca na literatura). Esta etapa está intimamente atrelada à anterior, uma
vez que abrangerá o assunto a ser estudado e determinará o procedimento de
amostragem, ou seja, quanto mais amplo for o objetivo da revisão, mais elevado
e mais seletivo deverá ser o revisor quanto a inclusão da literatura a ser
considerada. Vale salientar que a omissão do procedimento de amostragem pode
por em risco toda a revisão de literatura.
Terceira
etapa: definição das informações a serem extraídas dos estudos selecionados,
categorização dos estudos. Nessa etapa é necessário reunir e sintetizar a
informação “chave”. O nível de confiança será medido através do nível de
evidências dos estudos. O revisor tem como objetivo nesta etapa, organizar e
sumarizar as informações de maneira correta e concisa, formando um banco de
dados de fácil acesso e manejo.
Quarta
etapa: A análise deve ser realizada de forma crítica, ou procurando explicações
para resultados diferentes ou conflitantes. A competência clínica do revisor contribui
para uma avaliação crítica dos estudos e auxilia na tomada de decisão.
Quinta
etapa: Interpretação dos resultados. Esta etapa corresponde à fase de discussão
dos principais resultados das pesquisas convencionais. Compara-se a todo conhecimento
teórico, conclusão e implicações resultantes da pesquisa (revisão)
Sexta
etapa: essa fase consiste na elaboração do documento que deve contemplar a
descrição das etapas, os resultados.
A proposta da revisão integrada é reunir e sintetizar as evidências disponíveis na literatura e as suas conclusões. Devem incluir informações suficientes que permitam ao leitor avaliar a pertinência dos procedimentos empregados na elaboração da revisão.