Tuesday 28 June 2022

Revisão de Literatura: conceito e organização

 Revisão de Literatura: conceito e organização



O conceito de revisão de literatura é processo de busca, análise e descrição de um corpo de conhecimento em busca de uma resposta a uma pergunta específica. Existem três 3 tipos de revisão de literatura: narrativa, sistemática e integrativa.

Na revisão narrativa, não precisa esgotar os pontos de informação. Ela é adequada para a fundamentação teórica de artigos, dissertações, teses e trabalhos de conclusão de curso.

Na revisão sistemática já passa a ser uma investigação científica, busca responder a uma pergunta de pesquisa claramente formulada, faz um levantamento de estudos relevantes sobre o tema. É considerado a evidência científica de maior grandeza e são indicadas na tomada de decisões na prática clínica ou na gestão pública.

Na revisão integrativa são utilizadas diversas metodologias, assim tem o potencial de promover os estudos de revisão em diversas áreas do conhecimento, mantendo  rigor metodológico das revisões.

Estas revisões são feitas por etapas e devem respeitar os critérios para que os objetivos sejam alcançados com excelência.

As etapas para a organização da revisão de literatura se dividem seis:

Primeira etapa: identificar o tema e seleção da hipótese ou questão da pesquisa para a elaboração da revisão integrativa. Nesta etapa a escolha de um tema que desperte o interesses do revisor torna o processo mais encorajador, outro aspecto consiste na escolha de um problema vivenciado na prática. Os estudiosos consideram a primeira etapa como norteadora para a condução de uma revisão integrada e bem elaborada.

Segunda etapa: o estabelecimento de critérios para a inclusão e exclusão de estudos (amostragem ou busca na literatura). Esta etapa está intimamente atrelada à anterior, uma vez que abrangerá o assunto a ser estudado e determinará o procedimento de amostragem, ou seja, quanto mais amplo for o objetivo da revisão, mais elevado e mais seletivo deverá ser o revisor quanto a inclusão da literatura a ser considerada. Vale salientar que a omissão do procedimento de amostragem pode por em risco toda a revisão de literatura.

Terceira etapa: definição das informações a serem extraídas dos estudos selecionados, categorização dos estudos. Nessa etapa é necessário reunir e sintetizar a informação “chave”. O nível de confiança será medido através do nível de evidências dos estudos. O revisor tem como objetivo nesta etapa, organizar e sumarizar as informações de maneira correta e concisa, formando um banco de dados de fácil acesso e manejo.

Quarta etapa: A análise deve ser realizada de forma crítica, ou procurando explicações para resultados diferentes ou conflitantes. A competência clínica do revisor contribui para uma avaliação crítica dos estudos e auxilia na tomada de decisão.

Quinta etapa: Interpretação dos resultados. Esta etapa corresponde à fase de discussão dos principais resultados das pesquisas convencionais. Compara-se a todo conhecimento teórico, conclusão e implicações resultantes da pesquisa (revisão)

Sexta etapa: essa fase consiste na elaboração do documento que deve contemplar a descrição das etapas, os resultados.

A proposta da revisão integrada é reunir e sintetizar as evidências disponíveis na literatura e as suas conclusões. Devem incluir informações suficientes que permitam ao leitor  avaliar a pertinência dos procedimentos empregados na elaboração da revisão.

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