Wednesday 30 May 2018

Orçamento Municipal


A construção do orçamento municipal

            De acordo com Giacomoni(2005, p. 66):

O orçamento é algo mais que uma simples previsão da receita ou estimativa de despesa. É – ou deve ser -, ao mesmo tempo, um relatório, uma estimativa e uma proposta . É – ou deve ser – um documento cujo intermédio o chefe executivo, como autoridade responsável pela conduta dos negócios do governo, apresenta-se à autoridade a quem compete criar fontes de renda e conceder créditos e faz perante ela uma exposição completa sobre a maneira por que ele e seus subordinados administraram os negócios públicos no último exercício.

            O “orçamento é um plano que expressa em termos de dinheiro, para um período de tempo definido, o programa de operações do governo e os meios de financiamento deste programa” (GIACOMONI,  2005, p. 67)
Para organizar o planejamento local, o prefeito através de suas atribuições determina aquilo que se torna prioridade em seu governo e estabelece as diretrizes de ação em torno do Plano Plurianual. O Plano Plurianual é previsto no art. 165 da Constituição Federal destinado a organizar e viabilizar a ação pública, com vistas a cumprir os fundamentos e os objetivos da República. Por meio dele, é declarado o conjunto das políticas públicas do governo para um período de 4 anos e os caminhos trilhados para viabilizar as metas previstas. 
Andrade (2007) apresenta alguns conceitos importantes no âmbito do PPA:
·         Diretrizes de governo: São o conjunto de programas, ações e de decisões orientadoras dos aspectos envolvidos no planejamento. As diretrizes de governo são como bússolas que orientam as ações estabelecendo critérios que definem as estratégias de governo.
·         Programas: Os programas de governo são os instrumentos da diretrizes e devem estabelecer os objetivos (resultados esperados dos programas). São executados pelas ações.
·         Objetivos: São o detalhamento dos programas, que deverão ser atendidos, de forma a concretizar as diretrizes, indicando os resultados pretendidos pela Administração.
·         Ações: São as iniciativas necessárias para cumprir os objetivos dos programas sobre os quais devem ser estabelecidas as metas.
·         Metas: São a mensuração das ações de governo para definir quantitativa e qualitativamente o que se propõe a ser atendido e qual parcela da população se beneficiará com a referida ação.
Através da organização do Plano Plurianual, se estabelece as discussões para o desenvolvimento da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias). A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) estabelece as metas e prioridades para o exercício financeiro seguinte; orienta a elaboração do Orçamento; dispõe sobre alteração na legislação tributária; estabelece a política de aplicação das agências financeiras de fomento. 
A Lei de Orçamento Anual (LOA) é a lei que fixa os recursos públicos a serem aplicados, a cada ano, nas ações de governo.
      Através da LOA (Lei Orçamentária Anual) os valores de investimentos para cada área: saúde, educação e etc são discriminadas de forma detalhada, os investimentos em valores são estabelecidos e em cima desse instrumento se sedimenta o processo de gestão do município.
Após a sua organização, a LOA (Lei Orçamentária Anual) é apresentada na Câmara dos Vereadores para a apreciação e votação. É através da aprovação dos vereadores que as diretrizes apontadas pela LOA (Lei Orçamentária Anual) se transformam em políticas públicas e passam a ser executadas ou não pelo Poder Executivo.

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  Capote, Truman. A sangue frio. São Paulo: Companhia das Letras, 2003. Resenha Truman Streckfus Persons, o Truman Capote foi um brilhante j...