Tuesday 27 December 2022

Resenha da obra "Morada de Gigantes" de Carlos Monteiro


 

MONTEIRO, Carlos Fernando Rego. Morada de gigantes: histórias de Araraquara e do Basquetebol da Uniara. Rio de Janeiro: Via Escrita, 2002.

Resenha

A obra Morada dos gigantes de Carlos Monteiro é mais uma que estabelece a relação significativa entre a política e o esporte da cidade de Araraquara e mais uma que é construída por um não araraquarense...Monteiro é carioca de origem que por si só merece o crédito de obra tão significativa e importante onde retrata a passagem meteórica tanto da cidade quanto da Universidade pelo mundo do basquete.

Na primeira parte da obra Monteiro busca contar em poucas palavras a história da cidade de Araraquara, aborda os aspectos políticos que organizaram o seu desenvolvimento e ao mesmo tempo busca a relação com o esporte como um todo, escreve sobre a origem do nome Araraquara, pincela a vida de Pedro José Neto fundador da cidade, e a influência dos vários movimentos políticos sobre o município.

Na segunda parte da obra, o autor aborda o surgimento do basquete e o seu crescimento na cidade, trabalha de forma profícua e assídua a trajetória do basquetebol da Uniara, traz relevantes opiniões e vida dos personagens que construíram essa história.

Monteiro ainda traz as estatísticas e curiosidades que permearam a história da Uniara no mundo do basquete.

Uma obra cheia de ilustrações que abordam cada momento, o Ginásio Gigantão sempre lotado para os jogos, os campeonatos disputados e as colocações alcançadas.

Terra de gigantes é uma obra singular, narrada em linguagem simples e acessível a todos e que merece todo o crédito possível, uma vez que resgata a história significativa do Basquete na cidade de Araraquara. Creio que seja uma obra que todos aqueles que se interessam pelo basquete e pela cidade deveriam ler, tendo em vista a sua significativa relevância para a sua construção histórica.

Falando um pouco mais sobre esse tema, foi organizado um podcast com o reitor Fernando Mauro, onde se discutiu os investimentos feitos pela Uniara no Basquete e a relação construída com o município. Vale demais assistir o podcast!

 


Sunday 25 December 2022

Resenha do livro "Braçadas para o sucesso" de Maurício Tadeu Frajácomo

 




FRAJÁCOMO, Mauricio Tadeu. Braçadas para o sucesso. Curitiba: Appris, 2022.

 

Resenha

 

A obra de Maurício Frajácomo discorre sobre o universo da natação, esporte significativo no contexto social brasileiro tendo em vista os resultados vultuosos conquistados nas Olímpiadas dos últimos anos.

Mauricio Frajácomo é professor e coordenador do curso de Educação Física da Universidade de Araraquara – UNIARA e desenvolveu a obra no decorrer da organização da docência e acumula experiência profissional exercida em várias cidades: Araraquara, São Carlos, Fortaleza e Campinas.

O livro é composto por 11 (onze capítulos).

No primeiro, o autor escreve sobre a importância da natação, busca elementos para solidificar seus argumentos de que como base terapêutica o esporte é fundamental, além de contribuir de forma significa para combater problemas como asma, bronquite e muito mais.

No segundo, Frajácomo busca fatos históricos da natação, a origem do nado estilo crawn e a sua importância para a ciência da natação, além de escrever sobre a natação competitiva no Brasil e a regulamentação no ano de 1912, além de apontar o nascimento da Confederação Brasileira de Natação (CBN).

No terceiro capítulo da obra, Frajacomo aponta as propriedades da água, a densidade adequada, pressão, turbulência, temperatura e a resistência na água, esses podem ser considerados elementos fundamentais para o exercício da natação.

No quarto capítulo, o autor traz elementos fundamentais para o planejamento do programa de iniciação à natação, um dado interessante nessa parte é que existem várias imagens e fotos explicando as posições necessárias para que se desenvolva a natação de forma correta, o que dá ao livro a impressão de um manual do esporte. Isso soa de forma muito convidativa para quem quer iniciar no universo da natação.

No quinto capítulo, o autor faz menção da natação para bebês e a sua importância significativa para o crescimento e o desenvolvimento das crianças, também acompanha ilustrações de como proceder, o que enfatiza a ideia do manual de natação, esse é um ponto muito importante a se considerar na obra, então, quem lê o livro de Frajácomo não se depara apenas com ideias sobre o mundo da natação, se depara com elementos de como praticar o esporte, fazendo com que sua aquisição por aqueles que gostam do esporte seja fundamental.

No sexto capítulo, o autor busca o aperfeiçoamento em natação, o aprimoramento das técnicas e o entendimento de cada estilo praticado na natação, esse é um ponto importante pois cada estilo possui suas características e suas peculiaridades e cada praticante possui uma “vocação” dentro do esporte e identificar o estilo a ser praticado é fundamental para o sucesso dentro do esporte.

Importante mencionar que no sétimo capítulo o autor discorre sobre os exercícios de correção dentro da natação e é significativo apontar que vem acompanhado de desenhos ilustrativos dos exercícios e de como devem ser praticados.

Do oitavo ao décimo primeiro capítulo Frajacomo vai apontar as regras da natação e a função dos árbitros, a iniciação ao treinamento e traz até exemplo de ciclos semanais de treinamento, com detalhes exclusivos a serem aplicados a cada etapa.

Nesse sentido, percebe-se um intenso trabalho de Frajácomo no sentido de estabelecer diretrizes em todos os sentidos para a prática da natação, a utilização de ampla referência para a execução do livro é a demonstração do autor de que houve pesquisa, dedicação e amor a um esporte tão praticado no Brasil e com significativa relevância para a saúde a qualidade de vida.

 

Tubaína, mortadela e um jogo na Fonte Luminosa

  O ano, ele não se recorda de maneira exata, mas tem a certeza de que aquela partida de futebol entre a Ferroviária de Araraquara e Palmeir...