Tuesday 27 December 2022

Resenha da obra "Morada de Gigantes" de Carlos Monteiro


 

MONTEIRO, Carlos Fernando Rego. Morada de gigantes: histórias de Araraquara e do Basquetebol da Uniara. Rio de Janeiro: Via Escrita, 2002.

Resenha

A obra Morada dos gigantes de Carlos Monteiro é mais uma que estabelece a relação significativa entre a política e o esporte da cidade de Araraquara e mais uma que é construída por um não araraquarense...Monteiro é carioca de origem que por si só merece o crédito de obra tão significativa e importante onde retrata a passagem meteórica tanto da cidade quanto da Universidade pelo mundo do basquete.

Na primeira parte da obra Monteiro busca contar em poucas palavras a história da cidade de Araraquara, aborda os aspectos políticos que organizaram o seu desenvolvimento e ao mesmo tempo busca a relação com o esporte como um todo, escreve sobre a origem do nome Araraquara, pincela a vida de Pedro José Neto fundador da cidade, e a influência dos vários movimentos políticos sobre o município.

Na segunda parte da obra, o autor aborda o surgimento do basquete e o seu crescimento na cidade, trabalha de forma profícua e assídua a trajetória do basquetebol da Uniara, traz relevantes opiniões e vida dos personagens que construíram essa história.

Monteiro ainda traz as estatísticas e curiosidades que permearam a história da Uniara no mundo do basquete.

Uma obra cheia de ilustrações que abordam cada momento, o Ginásio Gigantão sempre lotado para os jogos, os campeonatos disputados e as colocações alcançadas.

Terra de gigantes é uma obra singular, narrada em linguagem simples e acessível a todos e que merece todo o crédito possível, uma vez que resgata a história significativa do Basquete na cidade de Araraquara. Creio que seja uma obra que todos aqueles que se interessam pelo basquete e pela cidade deveriam ler, tendo em vista a sua significativa relevância para a sua construção histórica.

Falando um pouco mais sobre esse tema, foi organizado um podcast com o reitor Fernando Mauro, onde se discutiu os investimentos feitos pela Uniara no Basquete e a relação construída com o município. Vale demais assistir o podcast!

 


No comments:

A modernidade, o espaço e o tempo em Anthony Giddens

  A modernidade, o espaço e o tempo em Anthony Giddens Anthony Giddens é um sociólogo britânico . É considerado por muitos como o filósof...