Thursday 22 December 2022

Resenha da obra de Marcelo Cirino - Araraquara, futebol e política

 




CIRINO, Luis Marcelo Inaco. Araraquara, futebol e política. São Paulo: Editora SJS, 2008.

 

Resenha

 

Araraquara: futebol e política do médico e cirurgião torácico Marcelo Cirino é marcada pela ampla pesquisa realizada, usando tanto fontes primárias, quanto secundárias, desenvolveu uma obra histórica de suma importância para a cidade tendo em vista a singular relação entre ambos os elementos. A paixão que reveste tanto a política quanto o futebol foi exaltada na obra de forma profícua e sustentada com argumentos científicos que foram buscados tanto em jornais da época quanto em atas que refletiam e desenhavam o cenário da época.

Fica evidente o árduo trabalho de pesquisa realizado pelo autor, quando logo de cara o leitor se depara com os agradecimentos, nomes como Paschoal Gonçalves da Rocha, Aldo Comito, Wilson Silveira Luiz aparecem dentro do contexto da obra, pois foram figuras com significativo destaque nos meios esportivos de Araraquara, além de nomes de historiadores, como o Professor e Jornalista esportivo Celso Unzelte e Rodolpho Telarolli Junior.

A obra de Cirino está dividida em 58 (cinquenta e oito) mini capítulos e apresenta duas fases, na primeira, trabalha a questão política, estabelece a relação entre a imigração, os militares, a Revolução de 1924, Revolução de 1930 e a influência da fase histórica para a construção do futebol na cidade.

Na segunda parte do livro, Cirino mergulha de cabeça na história da cidade, buscando o nascimento do Estádio Municipal, o antigo Tenente Siqueira Campos, que hoje é sede do clube araraquarense que fica próximo ao cemitério São Bento no centro da cidade. Apontou que o Araraquara College foi o berço do esporte na cidade. O College foi fruto da elite araraquarense que trazia seus filhos para estudar na cidade e servia como meio de instrumentalizá-los a adentrar nas Faculdades de Direito ou Medicina do Estado de São Paulo e trazia em seu bojo antigos integrantes da Organização Mackenzie de Ensino, tradicional Universidade da cidade de São Paulo.

Após buscar os primórdios do futebol na cidade de Araraquara, Cirino destrincha o nascimento do Paulista, importante time de futebol da cidade, menciona os títulos conquistados, os jogos históricos e casos curiosos envolvendo a agremiação, além das fichas técnicas dos jogos com dados completos.

Na fase seguinte da obra, Cirino busca elementos históricos para narrar o nascimento da ADA (Associação Desportiva Araraquarense), traz em seu bojo os jogadores importantes, as fichas técnicas dos jogos e sua relação conturbada com a AFE (Associação Ferroviária de Esportes).

Importante mencionar as fotografias que permeiam o livro. Elas são significativas para ilustrar o momento histórico e carregar a obra de autenticidade e relevância que merece.

Em alguns mini capítulos, o autor traz histórias de jogadores importantes da época como Maurinho, ex São Paulo e Boca Juniors; Lorico e Hermínio, além de outras figuras históricas para o futebol da cidade, como Antonio Tavares e Doutor Oswaldo Sant’anna.

No contexto geral, a obra de Cirino é significativa do ponto de vista da história, pois traz em seu bojo uma importante relação entre o futebol e a política e creio que seja relevante mencionar que sem os devidos fatos e da forma que eles ocorreram dificilmente o futebol teria a relação supra mencionado na obra, de qualquer forma não se pode mudar a história e respeitá-la é fundamental, e creio que seja essa a mensagem trazida na obra.

 

Tubaína, mortadela e um jogo na Fonte Luminosa

  O ano, ele não se recorda de maneira exata, mas tem a certeza de que aquela partida de futebol entre a Ferroviária de Araraquara e Palmeir...