Wednesday 10 October 2018

Democracia tropical: caderno de um aprendiz - Resenha


GABEIRA, Fernando. Democracia tropical: caderno de um aprendiz. Rio de Janeiro, 2017.

“Nossa geração não pode se contentar com apenas estar no governo. Agora, que o PT chega ao governo, vejo que a perspectiva dos dirigentes é parecida com a dos dirigentes, também comunistas, do Leste Europeu...passei a partilhar desse erro da sociedade, que era esperar um governo salvador. Estou saindo deste clima sufocante das esperanças negadas. Meu sonho acabou, concluí que sonhei um sonho errado”

O impeachment de Dilma Rousseff sob a ótica de Fernando Gabeira

The Impeachment of Dilma Rousseff from the perspective of Fernando Gabeira

Resumo

A obra de Fernando Gabeira “Democracia tropical: caderno de um aprendiz” traz em seu bojo os fatos mais relevantes que culminaram no impeachment da Presidenta Dilma Rousseff. Através de um bloco de anotações e artigos publicados para os jornais brasileiros, Gabeira conseguiu escrever uma obra impar na história brasileira. Um livro repleto de detalhes, ilustrações, fatos e opiniões solidamente construídas durante a sua carreira como jornalista político e também como político, já que foi Deputado por três mandatos entre os anos 90 e início dos anos 2000.

Abstract


Fernando Gabeira's work "Tropical Democracy: An Apprentice's Notebook" brings in its wake the most relevant facts that culminated in the impeachment of President Dilma Rousseff. Through a notebook and articles published for the Brazilian newspapers, Gabeira managed to write an odd work in Brazilian history. A book full of details, illustrations, facts and opinions solidly built during his career as a political journalist and also as a politician, having been a Deputy for three terms between the 1990s and the early 2000s.

Resenha

O livro democracia tropical tem em seu autor uma das figuras mais marcantes da história política brasileira, Fernando Gabeira. Gabeira foi candidato a Presidente da República em 1989 pelo Partido Verde, depois em 1994 foi eleito Deputado Federal pelo Partido Verde no estado do Rio de Janeiro, além de ter participado ativamente de toda história ligada aos movimentos democráticos no período entre 1964 e 1985.
Nesse contexto, é permitido salientar que Fernando Gabeira personifica a história política brasileira dos últimos 50 anos. Em Democracia Tropical, Gabeira traz todo o seu conhecimento da história brasileira, principalmente sobre o período que segue entre as Diretas Já, a Operação Lava Jato e o impeachment de Dilma Rousseff.
Com anotações e textos escritos para diferentes jornais brasileiros durante o ano de 2016, Gabeira apresentou com muita propriedade os momentos que antecederam a queda de Dilma Rousseff, dessa forma rabiscou as linhas principais do livro, rico em ilustrações, fatos e interpretações singulares da história, tudo isso aliado à sua grande habilidade poética.
Democracia tropical não apenas liga os fatos que culminaram na queda da Presidente Dilma Rousseff, mas também explica de forma detalhada o jogo de poder dentro do Congresso Nacional, os interesses colocados em pauta, as rusgas políticas entre os seus membros e a influência direta da Operação Lava Jato sobre o sistema político, mas o que é mais significativo em Gabeira é a sua capacidade de ser crítico sem perder a racionalidade que as discussões políticas mais acaloradas costumam provocar.
O seu conhecimento sobre o Congresso Nacional e de como as coisas funcionam dentro da casa legislativa lhe proporcionam uma capacidade de entrar em detalhes de votações, de contar uma conversa tida ao pé do ouvido, aos boatos espalhados, as pressões exercidas sobre determinados políticos – são detalhes singulares da obra que a fazem tão especial nesse momento em que se discute novamente o conceito de democracia, vide a crise instalada sobre o sistema político contemporâneo.
Democracia brasileira que para Gabeira também vem se modificando – a inserção dos celulares e a sua influência junto ao sistema político, a inclusão da internet como um novo modelo de comunicação entre as pessoas, onde informação e opinião se contextualizam de forma rápida, exercendo influência significativa no processo democrático- todos esses aspectos ressaltam a relevância das discussões propostas no livro.
A obra de Fernando Gabeira com certeza deverá entrar para os anais da história, não só porque retrata o fenômeno da democracia como um sistema em crise, mas pelo que representa o seu conteúdo e a forma de abordagem, leve, detalhista, ilustrada, crítica e seriamente construída.

https://www.spreaker.com/user/10825179/fernando-gabeira?autoplay=true

Tubaína, mortadela e um jogo na Fonte Luminosa

  O ano, ele não se recorda de maneira exata, mas tem a certeza de que aquela partida de futebol entre a Ferroviária de Araraquara e Palmeir...