Wednesday, 16 October 2013
O Poder Executivo, a corrupção e a transparência política
Agora pela manhã, quando abri um portal de notícias me deparei com a seguinte informação: Prefeitos de 12 cidades de Goiás são presos por fraudes em licitação de remédios. É claro que tal notícia não espanta mais ninguém, tendo em vista a banalidade e a futilidade que reveste a corrupção no Brasil.
No entanto, a questão cerne do problema não é com a indignação que a notícia gera, mas sim com o poder que o Poder Executivo "ganhou" nos últimos anos, beirando até mesmo ao despotismo de fazer inveja a alguns reis da Idade Média, tendo em vista a legalidade que o cerca.
Hoje, o Poder Executivo, governa, legisla e executa e está cabendo à Polícia Federal investigar as suas ações. Ora, quem tem que "investigar" as ações do Poder Executivo é a população através de mecanismos de transparência política.
A democracia brasileira precisa de forma urgente criar mecanismos de transparência para que a população possa "controlar" as ações dos políticos, tanto do Poder Executivo, quanto do Poder Legislativo e não ficar dependendo de investigações da Polícia Federal que deveria se preocupar com outras coisas: tráfico de drogas, contrabando e outros crimes.
Obs: A corrupção vai ser extinta quando a democracia se aproximar da população.
Subscribe to:
Posts (Atom)