Sunday 14 April 2024

A sangue frio de Truman Capote

 


Capote, Truman. A sangue frio. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.

Resenha

Truman Streckfus Persons, o Truman Capote foi um brilhante jornalista americano, nasceu em Nova Orleans em 1924. Construiu uma extensa bibliografia, entre romances, peças de teatros e perfis jornalísticos, são mais de dez obras. Capote foi o responsável por escrever essa obra maravilhosa da literatura americana que é “A sangue frio”.

Digo maravilhosa pois ele deu letras às primeiras páginas da literatura de não ficção, novo gênero literário, fruto de seu trabalho jornalístico frente ao assassinato da família Clutter no ano de 1959, no Estado do Kansas, nos Estados Unidos.

Capote ficou impressionado com a violência empregada pelos assassinos: Perry Smiths e Dick Hickcok e que resultou na morte brutal da família Clutter. Capote, para escrevê-lo, fez amizades com pessoas ligadas à dupla, depois, acompanhou o julgamento, pediu permissão para ir ao presídio conversar com os assassinos, e criou laços muito forte com ambos, além de ter ido “assistir” a morte de Perry Smiths que foi condenado à forca no ano de 1965.

Capote, como era conhecido, escreveu de forma detalhada o assassinato, sua narrativa foi capaz de influenciar a escrita jornalística. Nada escapou ao olhar do jornalista frente ao crime brutal: o cotidiano da comunidade, os momentos de pavor das vítimas diante dos criminosos e até mesmo o solo árido do Kansas não passou despercebido, tal a perspicácia de Capote frente aos fatos.

O livro foi lançado no ano de 1965 na revista The York Times em quatro partes e levou fama e prestígio à Capote.

O livro se tornou imortal quando foi parar nas telas do cinema através do Diretor Bennet Miller e com a atuação memorável de Philip Seymour Hoffman no ano de 2005, interpretando Truman Capote, no filme denominado “Capote”.

O filme é um drama biográfico da vida de Truman Capote, apresenta detalhes da sua vida, as festas que frequentava, as amizades influentes que faziam parte do seu cotidiano e trata de forma fidedigna toda a organização do livro “A sangue frio”, as visitas à prisão, os detalhes da sua relação afetuosa com os assassinos.

Ler o livro e depois assistir o filme é um presente para todos aqueles que se interessam por essa obra memorável da literatura americana, mais do que a relação criada pelo autor em torno do assassinato, a sua narrativa prende pela dramaticidade e emoção colocada na obra, coisas que só os gênios da literatura conseguem fazer.


No comments:

Tubaína, mortadela e um jogo na Fonte Luminosa

  O ano, ele não se recorda de maneira exata, mas tem a certeza de que aquela partida de futebol entre a Ferroviária de Araraquara e Palmeir...