Monday 27 August 2007

Coisas ruins que vem de você

Mercedes abaixou a cabeça quando viu sua filha, Laura, empunhando em pleno centro da cidade uma faixa que pedia mais vergonha na cara dos políticos locais. Fez questão de se esconder. Entrou no café da esquina, virou as costas e ficou olhando a passeata passar. Colocou as mãos sobre a cabeça e disse:
_ O que a Laura está pensando? A minha filha participando de passeata no centro da cidade? O que todos vão dizer de mim? Ela tem tudo o que precisa. Não lhe falta nada. Porque fazer isso? Mercedes disse em voz alta.
Até uma senhora que estava ao lado fez questão de perguntar o que ela tinha dito e Mercedes respondeu secamente:
_ Não é da sua alçada, entendeu?
_Mas, já que a senhora perguntou, vou lhe responder:
_ É a minha filha. Ela está participando daquela passeata, ali! Veja se tem cabimento uma coisa dessas?
A senhora lhe respondeu:
_ Ela não está fazendo nada demais. Deixe a menina em paz!
_ Você diz isso porque não é sua filha! Respondeu Mercedes irritada.
_O que as pessoas vão dizer da gente? Quem tem que protestar é quem mais precisa. Ela não. Veja a senhora. Carro, ela tem. Estuda no melhor colégio da cidade e que ainda eu pago uma fortuna. Roupas, tem de todas as marcas. Celular, tem do último tipo. Por que fazer esse papelão ai, na cidade! Deixe os protestos para quem mais precisa.
O celular de Mercedes dá sinal de mensagem:
_ Oi mãe..qro apresentar uns amigos! Posso levá em casa?
Mercedes liga para Laura.
_ Eu não acreditei na hora em que a vi empunhando aquela faixa de protesto contra os políticos. O que significa isso Laura. Você está participando de algum movimento político? Mercedes falou com rispidez.
Laura respondeu:
_ Mãe, relaxe, por favor. Você acha certo ver os vereadores da cidade levarem adolescentes para uma chácara e fazer orgia com elas? Respondeu Laura nervosa.
Mercedes respondeu:
_ Isso é um problema deles. Não é seu, entendeu? Eu não quero mais você participando desses atos públicos. Eu sou a sua mãe e estou lhe proibindo. E não vou falar outra vez!
_ Eu vou sim. Eu não concordo com o que você está dizendo! Além do mais, você é muito egoista. Não acha? Falou Laura já com voz de choro.
_ Você é apenas uma menina mimada. Você ainda não sabe o que é a vida. Você nem sabe as dificuldades que a vida irá lhe impor! Quem é você para dizer isso? Além do mais eu lhe dou tudo o que você quer! Disse Mercedes.
_ Agora, já que você é a dona da razão, me diga. Você acha que é capaz de mudar do mundo? Perguntou Mercedes.
_ Ninguém quer mudar o mundo, mãe. A gente está só dizendo ao mundo todo que estamos vivo e vendo as barbaridades que esses caras fazem. Respondeu Laura.
_ E mais, gostaria de saber se você, mãe, ainda é capaz de sonhar? Perguntou Laura.
_ Eu sonho, sim. Ver você bem casada, com uma profissão, com dinheiro e cheia de filhos. Esse é meu único sonho. Respondeu Mercedes.
_ Isso ainda não foi combinado. Respondeu Laura pondo as mãos sobre a cabeça.

1 comment:

Anonymous said...

É bem o retrato do que vemos por aí, muitas vezes de forma mascarada. Realmente é lamentável ver cidadãos brasileiros fecharem os olhos e se omitirem diantes das imoralidades políticas. Pais que devem passar os valores morais para seus filhos, acabam distorcendo os fatos, acreditando que não se pode fazer nada para melhorar a situação moral no país, assim impedindo que seus filhos sonhem com dias melhores com pessoas de bom caráter e que dêem exemplo.Muito bom esse artigo professor, Parabéns. Franciane Curitiba/PR.

A sangue frio de Truman Capote

  Capote, Truman. A sangue frio. São Paulo: Companhia das Letras, 2003. Resenha Truman Streckfus Persons, o Truman Capote foi um brilhante j...