Sunday, 12 July 2009

O conceito de partido político

Os partidos políticos apareceram com maior vigor a partir do século XIX, através do desenvolvimento do sistema capitalista e da disseminação da democracia. Para esclarecer o significado de partidos políticos faz-se necessário vincular a democracia como forma de governo que prevê a representação política, mas o que isso significa?
Significa que o povo de uma forma geral elege os seus representantes através de eleições que ocorrem periodicamente para o exercício do poder político, por isso, partido político se relaciona como uma organização de pessoas ou grupos que tem a intenção de ocupar o poder para colocar em prática os seus ideais políticos. Todo partido político tem o objetivo de conquistar o poder.
No entanto, os partidos políticos vão ser capazes de ser mais representativo quanto mais diversificado for os seus integrantes, isso significa que quanto mais diversificado socialmente for o partido, mais representatividade ele vai possuir no cenário político nacional. Quanto mais grupos sociais, por exemplo: grupos de empresários, grupos de trabalhadores, grupos de profissionais: médicos, advogados, estiverem juntos no mesmo partido, mais condições de representar a sociedade ele terá, a premissa contrária também é verdadeira, quanto menos grupos sociais o partido político tiver em seu interior, menor vai ser a condição de representar a população.
Mas, o que torna os partidos políticos importantes? A importância dos partidos políticos é que os mesmos carregam os questionamentos da sociedade, sobre aquilo que deve ser feito para colocar em prática a vontade ou obter a felicidade da maioria da população. Quando a população está descontente com um determinado partido político que está no poder, ela pode se utilizar das eleições para colocar outro partido político.

Blog Archive

ASSESSORIA POLÍTICA

UM BLOG QUE VAI SERVIR DE REFERÊNCIA PARA QUEM QUER SE COLOCAR NO MUNDO DA POLÍTICA.