Tuesday 10 July 2007

OFICINA LITERÁRIA E CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA

Para que o escritor escreve? Para quem ele escreve? E qual é a contribuição da literatura para a sociedade? São perguntas que não querem calar tanto o escritor como o receptor. Então, pergunta-se, qual a missão do Centro de Letras no município de Campo Largo?
A literatura só consegue exercer sua função social na medida em que é capaz de gerar o feedback entre o escritor e o leitor. Para isso, as obras de um escritor tem que chegar até o leitor.
A missão do Centro de Letras é criar no município um "corpo" de escritores e fazer com que as suas obras cheguem até o público. Para isso, incentivará a publicação de obras dos autores do município.
A atuação do Centro de Letras passa por dois pontos a serem ressaltados:
O incentivo da produção intelectual do escritor do município.
A atuação direta para o auxílio na construção da cidadania.
O projeto ora proposto tem como foco a literatura como mecanismo para a construção da cidadania e fazer com que o Centro de Letras possua formas de atuação direta na sociedade. Sobre este prisma o Centro de Letras possui a obrigação de trabalhar conjuntamente com as escolas municipais e estaduais para divulgar suas atividades e principalmente servir como agente do processo de transformação da realidade social. É necessário esclarecer que cultura e educação contribuem de forma simétrica para a construção do bem estar social.
É claro que um projeto desta magnitude não pode ser concretizado sem o estabelecimento de parcerias por parte do Centro de Letras. Por isso, busca-se o apoio da Prefeitura Municipal de Campo Largo e demais entidades sociais e de classes para a realização das atividades do projeto.
O projeto divide-se em três partes, a saber: a busca de parcerias, a capacitação docente e a disseminação das oficinas literárias no município com o enfoque sobre os escritores da cidade.
Dos três itens citados o que merece o maior destaque é a capacitação docente. Para atingir a capacitação docente se faz necessário a utilização da oficina literária que está sendo ministrada pela Biblioteca Pública do município como meio disseminador da metodologia para a realização da oficinas.
Os professores da rede municipal e estadual de ensino serão capacitados através da participação na oficina já em andamento. Isso se faz necessário tendo em vista que o Centro de Letras ainda não possui um número de associados significativo para proporcionar o andamento do projeto. Neste sentido, o Centro de Letras terá a nobre missão de capacitar os docentes e depois integrá-los em seu quadro de associados.
OBJETIVOS
Disseminar a literatura criada no município.
Contribuir para a construção da cidadania.
Incentivar a leitura e a construção de textos.
PÚBLICO ALVO
Alunos de 5ª a 8ª série
Ensino médio
METODOLOGIA
Para fazer com que o Centro de Letras se apresente como agente de fomento ao processo de construção da cidadania se faz necessário no primeiro momento a capacitação docente.
A capacitação docente é importante porque o Centro ainda não possui associados o suficiente para dar suporte às atividades que precisam ser desenvolvidas. O Centro de Letras viabilizará a proposta agindo da seguinte forma:
Estabelecendo parceria com a Secretaria da Educação e entidades sociais e de classes.
Proporcionando capacitação aos docentes para trabalhar com oficinas literárias.
Integrando os docentes ao Centro de Letras.
Divulgando as obras dos escritores campolarguenses e incentivando a produção literária no município através da prática de oficinas literárias nas escolas municipais e estaduais.

CRONOGRAMA DE AÇÃO

PROPOSTA
DATA
Reunião com os membros da Secretaria da Educação
01/08/2007
Reunião com as diretorias das escolas municipais e estaduais para a apresentação do projeto
15/08/2007
Apresentação dos professores que ministrarão as oficinas literárias
29/08/2007
Registro das escolas e dos professores que participarão do projeto
15/09/2007
Programa piloto do projeto
22 E 29/09/2007
Elaboração do calendário das oficinas
19/09/2007

ALEXANDRE JOSE PIERINI
DIRETOR CULTURAL

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