Thursday 5 July 2007

Nepotismo: política e cultura no Brasil


Quando Pedro Alvares Cabral apontou em mares brasileiros com a sua caravela, Pero Vaz de Caminha escrevia a carta de achamento do Brasil. Nesta carta que posteriormente seria enviada ao Rei de Portugal, Caminha descreveu a Terra de Santa Cruz e entre outras coisas solicitava emprego para um de seus parentes, nascia nesse momento a cultura do nepotismo.
Como forma de habitar o continente, os portugueses dividiram o Brasil em capitanias hereditárias e distribuiram para a gentalha portuguesa. O Brasil dava os seus primeiros passos rumo à tríade que o caracterizou através da história: o latifúndio, a monocultura e a escravidão.
O latifúndio, a monocultura e a escravidão marcaram as diretrizes do Estado brasileiro. Nesse contexto, o poder político era exercido pela figura do Coronel que exercia forte influência nas tomadas de decisão do Estado. Os Coronéis possuíam várias funções, entre elas, a de indicar parentes e filhos para cargos públicos e fez crer que o Estado nada mais era do que o quintal da sua própria casa.
A partir de 1930 com a queda da República Velha e a chegada ao poder de G.V. , as diretrizes sobre o Estado se alteram. A partir daquele período o Estado é dirigido pela perspectiva do racionalismo e a contratação para cargos públicos passa a ser vista sobre a ótica do "mérito". Os concursos públicos são obrigatórios àqueles que pleiteiam um cargo no Estado.
Mesmo com a obrigatoriedade do concurso público para exercer cargo no Estado foi criado o mecanismo do cargo de confiança pelos políticos brasileiros. Através da criação deste mecanismo podemos perceber que é a história e a cultura se sobrepondo aos controles racionais adotados para a administração do Estado.
No estado do Paraná, em pesquisa realizada pelo jornal Gazeta do Povo com os deputados estaduais 63% dos parlamentares demonstraram ser a favor do nepotismo e que todos os partidos políticos dão abrigo a adeptos da prática, demonstrando a fragilidade ideológica dos mesmos.
Pode-se argumentar que o nepotismo é imanente ao povo brasileiro, ou seja, está incluso na sua própria essência na medida em que os aspectos históricos e culturais se sobrepõem aos métodos racionais. Isso não significa que essa realidade não possa se alterar. Crê-se que as leis possuam a capacidade de alterar determinadas práticas, mas, para isso, é necessário que todos sejam iguais perante elas, pertençam ao Poder Executivo, ao Legislativo ou mesmo ao próprio Poder Judiciário.

No comments:

A crônica de um torcedor em desalento

                   Fevereiro de 2024. Amanheceu feliz naquele dia. Era dia de ir assistir seu time de futebol jogar no estádio novo pela p...