Thursday 30 June 2016

Interdisciplinaridade e agrobiodiversidade: apontamentos e discussões

Resumo do texto apresentado no VII Simpósio sobre Reforma Agrária e Questões rurais organizado pela Universidade de Araraquara, em companhia dos seguintes docentes:

Daltro Cella
Raimundo Pires Silva
Solange Aparecida da Silva Luz
Zildo Gallo
Flavia Cristina Sossae

RESUMO

O presente artigo tem como objetivo compreender a importância da interdisciplinaridade na formação do conhecimento contemporâneo, assim como as possibilidades que o conhecimento interdisciplinar aplicado à agroecologia proporciona um melhor retorno ambiental, econômico e social quando aplicado a sistemas produtivos de base ecológica quando comparados aos sistemas de produção agrícola convencional. A interdisciplinaridade integra o conhecimento e humaniza a ciência, tendo o homem como principal elo do conhecimento científico. Essa postura favorece o surgimento de um processo que possibilite a religação de saberes com o objetivo de explicar fenômenos complexos para ajudar no avanço da ciência moderna. O retorno econômico dos sistemas produtivos alternativos se deve principalmente às tecnologias utilizadas, altamente adaptadas à realidade socioeconômica e ambiental dos agricultores, dentre elas a utilização dos sistemas agroflorestais com biodiversidade. Porém, a sua aplicação no campo deve exigir uma análise aprofundada da conveniência dessas técnicas para as condições econômicas, sociais e mesmo culturais, do produtor e da comunidade em que vive. Por meio do conhecimento interdisciplinar é possível a ciência avançar com inovações teóricas e metodológicas resultantes de profunda reflexão epistemológica, aproximando as ciências naturais das ciências sociais. Assim, a pesquisa interdisciplinar aplicada a agroecologia pode contribuir para a evolução do conhecimento, conciliando a técnica de produção e as relações entre a sociedade e a natureza.


Palavras-chave: Interdisciplinaridade; Ciência; Agroecologia; Produção Agropecuária.


No comments:

Tubaína, mortadela e um jogo na Fonte Luminosa

  O ano, ele não se recorda de maneira exata, mas tem a certeza de que aquela partida de futebol entre a Ferroviária de Araraquara e Palmeir...