Wednesday 4 October 2023



CIRINO, Marcelo Inaco Luis. Fonte Luminosa – Ferroviária. Campinas: Pontes, 2005.



Dos trilhos à Fonte Luminosa

 

Escrever sobre a Associação Ferroviária de Esportes para quem mora na cidade de Araraquara pode parecer ser uma missão não muito complicada, tendo em vista a aparente proximidade entre a agremiação e a torcida, mas, no futebol, o fato de jogar em casa, nem sempre significa ser favorito, é assim a obra escrita pelo meu amigo Doutor Marcelo Cirino.

Digo isso pela complexidade que reveste a sua obra, fruto de pesquisa intensa, consulta a jornais da época, às atas existentes, às fichas dos jogos, não foi nada fácil reunir a documentação relacionada à Associação Ferroviária de Esportes, foi necessário a construção de um personagem que embora tenha adoração pela medicina também fosse capaz de adotar as sandálias humildes da história para entendê-la, interpretá-la e depois escrevê-la.

Quem navega sobre as águas do livro Fonte Luminosa – Ferroviária de Marcelo Cirino mergulha em uma fonte de água cheias de luzes e histórias de Araraquara e da Associação Ferroviária de Esporte, Cirino foi buscar ainda nos trilhos da antiga Fepasa elementos que ressaltam o nascimento da agremiação.

O futebol em Araraquara, antes mesmo da Associação Ferroviária de Esporte é descrito de forma sublime pelo autor, assim como o nascimento do time de futebol e a construção da linda Fonte Luminosa, a presença ilustre do genial Pereira Lima, figura ímpar que sem as suas ações, seria impossível pensar a própria existência da agremiação e que se hoje o estádio resplandece de luz e grandeza, muito se deve à sua persistência em construir o time grená.

O autor construiu uma verdadeira viagem na história pelos trilhos da araraquarense. Foi buscar elementos para ressaltar as excursões da Ferroviária em terras estrangeiras, relacionou a ADA (Associação Desportiva Araraquarense) e os dérbis com a Ferroviária, traz inúmeras fichas de jogos, cita os anos difíceis e fotos memoráveis de times espetaculares que foram montados no decorrer da história.

A obra de Cirino é de leitura obrigatória para todos aqueles que se interessam pela Associação Ferroviária de Esportes e pela Morada do Sol -  afinal de contas, o autor conseguiu relacionar os trilhos da Fepasa, o nascer do sol na Morada com a mesma felicidade daqueles que já embarcaram em trens de passageiros e conseguiram curtir demais a paisagem da janela.

 

No comments:

A modernidade, o espaço e o tempo em Anthony Giddens

  A modernidade, o espaço e o tempo em Anthony Giddens Anthony Giddens é um sociólogo britânico . É considerado por muitos como o filósof...