Tuesday 12 December 2023

O time de futebol de salão da W&L Decolores e o “Alma Brasileira”: a união entre o samba e o futebol em Araraquara

 A relação entre o futebol e o samba no Brasil sempre foi muito próxima, tão próxima que já foi capaz de gerar livros, debates, documentários e influenciar gerações – para o brasileiro em geral, o futebol não é capaz de sobreviver sem a “cadência do samba”.

Me recordo da Copa do Mundo de Futebol de 1982, eu ainda era menino e assisti o lateral esquerdo Junior “capacete”, da seleção brasileira, entoar o seu samba em terra espanhola, pedindo para o canarinho voar. Depois, já crescido e cheio de contas para pagar, vi a seleção de Felipão, na Copa de 2002, cantando “Deixa a vida me levar”, de Zeca Pagodinho, dentro do ônibus da seleção brasileira.
 
Pois bem, em Araraquara essa relação entre o samba e o futebol ficou marcada na história. Ela representou o nascimento de um grupo de samba que ficou muito famoso no final dos anos 80, o “Alma Brasileira”.
 
O “Alma Brasileira” foi fruto do trabalho desenvolvido no time de futsal da WL Decolores, que encantou a cidade naquela época – os jogadores faziam samba dentro dos ônibus e se divertiam em meio ao trajeto que percorriam para disputar as competições.
 
A diversão se tornou mais séria quando receberam um convite para tocar na sede de campo do tradicional Clube 22 de Agosto. A apresentação foi um sucesso e depois passaram a frequentar a sede social do clube, que ficava na Av. Brasil, próxima à Igreja São Bento, no centro da cidade. Nascia ali um dos grupos de samba mais famosos da cidade no final dos anos 80, e que ficou imortalizado na voz de Marli Francisco.

No comments:

A modernidade, o espaço e o tempo em Anthony Giddens

  A modernidade, o espaço e o tempo em Anthony Giddens Anthony Giddens é um sociólogo britânico . É considerado por muitos como o filósof...