Wednesday 3 July 2013

Considerações sobre a reforma política

Dias atrás, escrevi um texto sobre a reforma política, nele, argumentei sobre o tipo de reforma política que os "governantes" querem fazer e criticava os pontos a serem discutidos. Agora, veio a confirmação, os itens que a Presidenta encaminhou para a Câmara para discussão, são os seguintes:

•Forma de financiamento de campanhas (público ou privado);
•Definição do sistema eleitoral (voto proporcional, distrital, distrital misto, "distritão", proposta em dois turnos);
•Continuidade ou não da existência da suplência no Senado;
•Manutenção ou não das coligações partidárias;
•Fim do voto secreto no Parlamento.

Esses realmente são pontos importantes, no entanto, não resolvem os problemas tendo em vista o tratamento superficial que será dado ao tema. É necessário ir mais a fundo no processo, acabar com a reeleição em todas as instâncias, diminuir o salário dos vereadores, acabar com os cargos comissionados, essas são questões fundamentais para acabar com as regalias políticas existentes no país.
Os pontos colocados pela Presidenta são os que realmente interessam a ela e ao partido a qual é filiada, uma vez que será o maior beneficiado e mais uma vez a reforma política será conduzida do ponto de vista vertical ou seja, de cima para baixo, sem levar em conta os interesses da sociedade, mas terá em seu bojo um verniz democrático, tendo em vista que será homologado pela população.
Nesse contexto se estabelece um jogo de faz de conta, eu faço de conta que faço e você fingi que acredita - a população está cansada dessa situação e se torna muito perigoso para a recente democracia brasileira, tendo em vista que a capacidade da democracia resolver os problemas da sociedade será colocada em xeque e isso é perigoso para o sistema.
O que a população está dizendo nas ruas é de que a base de sustentação do sistema democrático está em crise - a representação política e os governantes precisam perceber isso - democracia para se desenvolver carece de mais democracia - mais participação politica e menos imposição.

No comments:

Tubaína, mortadela e um jogo na Fonte Luminosa

  O ano, ele não se recorda de maneira exata, mas tem a certeza de que aquela partida de futebol entre a Ferroviária de Araraquara e Palmeir...