Thursday 4 July 2013

Renan Calheiros, o aviãozinho da FAB e Pero Vaz de Caminha: um legado cultural

No texto anterior, escrevi sobre o nobre Deputado Federal Henrique Alves e sua proeza em utilizar o avião da FAB para transportar a sua prole, agora, pasmem, o Presidente da Câmara Alta brasileira, Senador Renan Calheiros também utilizou do mesmo serviço, dessa vez foi para ir a um casamento na linda Trancoso na região de Porto Seguro na Bahia.
No caso do Deputado Federal Henrique Alves, estabeleci uma correlação entre o conceito de patrimonialismo e a sua atitude escrevendo que tratava-se de uma "prática cultural" dos políticos brasileiros, afinal, eles detém o poder do Estado.
No caso de Renan Calheiros vou ressaltar a  história e consolidar o legado cultural, escrevendo que a ida do nobre Senador à Trancoso na região de Porto Seguro, não poderia ser mais providencial, tendo em vista que toda a corrupção no Brasil nasceu justamente quando Pero Vaz de Caminha avistou o Monte Pascoal na região e escreveu uma carta ao rei, pedindo entre outras coisas um "empreguinho" para um parente em troca da descoberta das novas terras.
Não sei se Calheiros conseguiu avistar o Monte Pascoal ou mesmo o seu próprio futuro e nem sei se ele já tem alguma carta na manga, o que sei é que em pronunciamento, o nobre Senador justificou o uso do avião, dizendo que o Presidente do Senado possui essa prerrogativa e entre outras coisas, disse que não irá devolver o dinheiro à união por ter realizado tal ato.
Compete salientar que utilizar o bem público em benefício próprio é a característica principal do patrimonialismo e a base da corrupção e que as leis de uma forma geral, não estão conseguindo ser mais eficientes do que o legado histórico. A pergunta que se desenha nesse contexto é a seguinte:
- Será que o legado cultural prevalece diante das leis? A resposta pode estar nas ruas. 

No comments:

Tubaína, mortadela e um jogo na Fonte Luminosa

  O ano, ele não se recorda de maneira exata, mas tem a certeza de que aquela partida de futebol entre a Ferroviária de Araraquara e Palmeir...