Wednesday 3 July 2013

Henrique Alves, patrimonialismo e corrupção no Brasil

Em meados do século passado, Raymundo Faoro, um renomado advogado e cientista social brasileiro escreveu uma obra intitulada "Os donos do poder" - nesse livro, ele escreve sobre vários temas do Estado e da sociedade brasileira, entre eles, o patrimonialismo.
Raymundo Faoro conceitua patrimonialismo como a ação organizada pelos detentores do poder para a apropriação dos bens do Estado - nesse contexto, se apropriar dos bens do Estado trata-se de uma prática comum por parte dos políticos brasileiros.
Dando sequência a esse "procedimento cultural" o nosso querido Deputado Henrique Alves se "apropriou" nesse fim de semana de um avião da FAB para transportar a sua família para assistir ao jogo da Copa das Confederações entre Brasil x Espanha no Estádio do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro - o mais interessante é que o mesmo não foi sozinho, o acompanhou a namorada, os filhos, a sogra, o sogro e demais familiares.
Por conseguinte, posso me apropriar do conceito de Faoro e estabelecer relações com a atitude tomada pelo nobre deputado e ainda reforçar a tese de que patrimonialismo e corrupção são filhos das mesmas atitudes.

No comments:

A crônica de um torcedor em desalento

                   Fevereiro de 2024. Amanheceu feliz naquele dia. Era dia de ir assistir seu time de futebol jogar no estádio novo pela p...