Friday 5 April 2013

Como fazer um projeto de pesquisa

O Que é Projeto de Pesquisa

 
De acordo com Aurélio (2001, p. 1647)

Projeto é a “ideia que se forma de executar ou realizar algo, no futuro; plano, intento, desígnio. Empreendimento a ser realizado dentro de um esquema”.

Projeto de Pesquisa

O projeto é uma das etapas para a elaboração, a execução e apresentação de uma determinada pesquisa.

Dentro de uma determinada pesquisa alguns itens se faz necessário tendo em vista a sua organização: a escolha do tema, o estabelecimento dos objetivos, a coleta dos dados, a análise, a interpretação, todos esses itens precisam estar claros e previstos através do projeto de pesquisa.

Perguntas necessárias para a organização de um projeto de pesquisa:


PROJETO DE PESQUISA: PLANO DE AÇÃO



Etapas Pergunta Descrição

Assunto O que estudar? 1. TÍTULO

Objetivo Para que? 2. OBJETIVO GERAL

2.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Justificativa Por que? 3. JUSTIFICATIVA

Formulação do problema 4. FORMULAÇÃO DO PROBLEMA

Hipóteses 5. HIPÓTESES

Método Como? 6. METODOLOGIA

6.1. Métodos de abordagem

6.2. Métodos de procedimentos

6.3. Técnicas

Local Onde? 7. DELIMITAÇÃO DA PESQUISA

Sequencia Quando? 8. CRONOGRAMA

Custo Quanto? 9. ORÇAMENTO



ORGANIZAÇÃO E ESTRUTURAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA





• Sobre o tema e o título


Quando se começa um trabalho de pesquisa científica, o primeiro item a ser pensado é o tema que se deseja desenvolver.

A partir do tema é feita a delimitação que precisa ter um sujeito e um objeto. O título tem que vir acompanhado ou não por subtítulo e difere do tema.

Para resumir, tem-se o seguinte parecer:

“o tema sofre um processo de delimitação e especificação para torná-lo viável para a realização da pesquisa e o título sintetiza o conteúdo da mesma”.

• Objetivos (para que?)

Objetivo Geral

Os objetivos estão relacionados com o conteúdo dos fenômenos e das idéias a serem estudadas. Os objetivos estão vinculados com o significado da tese proposta pelo projeto. Deve-se iniciar com um verbo de ação.

• Objetivos Específicos

Os objetivos específicos possuem funções intermediárias e de instrumental, permitindo de um lado, atingir o objetivo geral e, de outro, aplicar este a situações particulares.

Exemplos aplicáveis aos objetivos:

a) Quando a pesquisa tem o objetivo de conhecer: apontar, citar, classificar, conhecer, definir, descrever, identificar, reconhecer, relatar;

b) Quando a pesquisa tem o objetivo de compreender: compreender, concluir, deduzir, determinar, diferenciar, interpretar, localizar, reafirmar;

c) Quando a pesquisa tem o objetivo de aplicar: desenvolver, empregar, estruturar, operar, organizar, praticar, selecionar, traçar, otimizar, melhorar;

d) Quando a pesquisa tem o objetivo de analisar: comparar, criticar, debater, diferenciar, discriminar, examinar, investigar, provar, ensaiar, medir, testar, monitorar, experimentar;

e) Quando a pesquisa tem o objetivo de sintetizar: compor, construir, documentar, especificar, esquematizar, formular, produzir, propor, reunir, sintetizar;

f) Quando a pesquisa tem o objetivo de avaliar: argumentar, avaliar, contrastar, decidir, escolher, estimar, julgar, medir, selecionar.


Justificativa (Por que?)


A justificativa é um dos elementos mais importantes de um projeto de pesquisa, porque é através dele que a pesquisa será aceita pela entidade ou pelas pessoas que irão financiá-la.

A justificativa consiste em uma breve exposição das razões de ordem teórica e dos motivos de ordem prática que tornam importante a realização da pesquisa.

Na justificativa deve-se enfatizar:

• O estágio em que se encontra a teoria que dão suporte ao tema estudado;

• As contribuições teóricas que a pesquisa pode trazer: confirmação geral, confirmação na sociedade particular em que se insere a pesquisa, especificação para casos particulares;

• A importância do tema do ponto de vista geral;

• Possibilidade de sugerir modificações no âmbito da realidade abarcada pelo tema proposto;

• Descoberta de soluções para casos gerais e/ou particulares

Formulação do problema

A formulação do problema está ligado ao tema de estudo. Através dele expõe-se a dificuldade com a qual se defronta e que se pretende resolver por intermédio da pesquisa. Para ser válido, um determinado problema de pesquisa deve passar pelo crivo das seguintes questões:

Hipóteses

As hipóteses são formuladas com base em respostas provisórias aos problemas. Elas são formuladas na tentativa de explicar o problema. Como resposta e explicação provisória, relaciona-se duas ou mais variáveis do problema levantado. Deve ser testável e responder ao problema. Serve de guia na pesquisa para verificar sua validade.

Método científico

Método científico é o conjunto de processos ou operações mentais que se deve empregar na investigação. É a linha de raciocínio adotada no processo de pesquisa.

Tipos de pesquisa

• Pesquisa básica: objetiva gerar conhecimentos novos úteis para o avanço da ciência sem aplicação prática prevista. Envolve verdades e interesses universais.

1. Objetiva gerar conhecimentos novos úteis para o avanço da ciência sem aplicação prática prevista.

1. É feita para aumentar o conhecimento sobre algum assunto, sem que se tenha na pesquisa uma aplicação imediata.

1. Aplica o conhecimento pelo conhecimento

1. Busca o conhecimento para a difusão deste na comunidade

• Pesquisa aplicada: objetiva gerar conhecimentos para aplicação prática dirigida à solução de problemas específicos.

1. Objetiva gerar conhecimentos para aplicação prática dirigida à solução de problemas / objetivos específicos.

1. É realizada com objetivo de obter conhecimento que será usado a curto ou médio prazo.

1. É uma investigação original concebida pelo interesse em adquirir novos conhecimentos.

1. É realizada ou para determinar os possíveis usos para as descobertas da pesquisa básica ou para definir novos métodos ou maneiras de alcançar um certo objetivo específico e pré-determinado.

1. Envolve conhecimento disponível e sua ampliação

1. Aplica o conhecimento visando utilidade econômica e social

1. Busca o conhecimento pela apropriação do "know how" e/ou patentes

• Pesquisa quantitativa: considera que tudo pode ser quantificável, o que significa traduzir em números opiniões e informações para classificá-los e analisá-los. Requer o uso de recursos e de técnicas estatísticas (percentagem, média, moda, mediana, desvio padrão, coeficiente de correlação, análise de regressão, etc.)

• Pesquisa qualitativa: considera que há uma relação dinâmica entre o mundo real e o sujeito, isto é, um vínculo indissociável entre o mundo objetivo e a subjetividade do sujeito que não pode ser traduzido em números. A interpretação dos fenômenos e a atribuição de significados são básicos no processo de pesquisa qualitativa. Não requer o uso de técnicas estatísticas.

• Pesquisa exploratória: visa proporcionar maior familiaridade com o problema com vistas a torná-lo explícito ou construir hipóteses. Envolvem levantamento bibliográfico; entrevistas, com pessoas que tiveram experiências práticas com o problema pesquisado.

• Pesquisa descritiva: visa descrever as características de determinada população ou fenômeno ou o estabelecimento de relações entre variáveis. Envolvem o uso de técnicas padronizadas de coleta de dados: questionário e observação sistemática. Assume em geral, a forma de levantamento.

• Pesquisa explicativa: visa identificar os fatores que determinam ou contribuem para a ocorrência dos fenômenos, aprofunda o conhecimento da realidade porque explica a razão, o porque das coisas. Quando realizada;

• Pesquisa bibliográfica: quando elaborada a partir de material já publicado, constituído principalmente de livros, artigos de periódicos e atualmente com material disponibilizado na internet;

• Pesquisa Documental: quando elaborada a partir de materiais que não receberam tratamento analítico;

• Pesquisa Experimental: quando se determina um objeto de estudo, seleciona-se as variáveis que seriam capazes de influenciá-lo, define-se as formas de controle e de observação dos efeitos que a variável produz no objeto;

• Levantamento: quando a pesquisa envolve a interrogação direta das pessoas cujo comportamento se deseja conhecer;

• Estudo de caso: quando envolve o estudo profundo e exaustivo de um ou poucos objetos de maneira que se permita o seu amplo e detalhado conhecimento;

• Pesquisa ex-pos-facto: quando o experimento se realiza depois dos fatos;

• Pesquisa ação: quando concebida a realizada em estreita associação com uma ação ou com a resolução de um problema coletivo. Os pesquisadores e participantes representativos da situação ou do problema estão envolvidos de modo cooperativo ou participativo;

• Pesquisa participante: quando se desenvolve a partir da interação entre pesquisadores e membros das situações investigadas;

RESUMO

Trata-se de um tipo de redação informativo-referencial que se ocupa de reduzir um texto a suas idéias principais. Em princípio, o resumo é uma paráfrase e pode-se dizer que dele não devem fazer parte comentários e que engloba duas fases: a compreensão do texto e a elaboração de um novo. A compreensão implica análise do texto e checagem das informações colhidas com aquilo que já se conhece.

Para que serve o resumo?


SUGESTÕES PARA APRESENTAR TRABALHOS



1. Preparação do material (transparências, slides, cartazes)



• Ser generalista – não estatístico

• Usar gráficos, esquemas, figuras, preferencialmente aos textos;

• Tentar manter a uniformidade do material;

• Não colocar muitos dados em uma mesma transparência, não usar texto normal;

• Explorar a possibilidade das cores. É aconselhável fundo claro e letras escuras;


Observe a regra do sete:


• Utilize no máximo sete palavras por linha e sete linhas por slide;

• Evite embaralhar texto e imagens;

• Seja breve;

• Dê espaço entre as linhas para maior legibilidade;

• Balance textos e imagens;

• Seja consistente;

• Cheque a ortografia;

• Dê vida ao material


REFERÊNCIAS


GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2010.



LAKATOS, E.M.; MARCONI, M. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Atlas, 2006.



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