Sunday 17 September 2023

 


ALLENDE, Isabel. A Casa dos Espíritos. 41 ed.  Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010.

 

Indicação e comentários

 

Isabel Allende nasceu no Chile no dia 02 de agosto de 1942, filha de Diplomata de carreira. Se transformou numa das grandes escritoras da América Latina nos anos 80, quando escreveu a sua principal obra “A Casa dos Espíritos”.

“A Casa dos Espíritos” retrata o cotidiano da família Trueba, como personagem principal conta com Esteban Trueba, latifundiário e posteriormente Senador, a sua mulher Clara, que com a capacidade para perceber o mundo espiritual se transformou na clarividente da obra e sua neta Alba que se tornou adversária política de Esteban.

Mas nem só de ficção vive a obra de Allende, ela coloca os pés na realidade quando retrata a “realidade social” da obra permeada pelas verdades do que realmente acontecia no Chile do General Augusto Pinochet.

A Casa dos Espíritos de Allende ficou imortalizada quando foi para as telas do cinema no ano de 1994 com personagens importantes da indústria do Cinema, Meril Streep; Jeremy Irons; Glenn Close; Antonio Banderas e Wynona Ryder e protagonizaram um belíssimo espetáculo e clássico do cinema.

Quem quiser assistir o filme, o canal TCM o reproduz de forma constante - confrontar o filme com o livro é fundamental para entender as diferenças entre a escrita e o cinema, mas de qualquer forma, a leitura do livro é primordial para o entendimento da trama e do drama que vive a família Trueba nos seus mínimos detalhes.

Com a transformação do livro em filme hollywoodiano, a obra de Allende estava imortalizada e entrava para o hall de best sellers da literatura Latino Americana.

 

 

No comments:

A torcida que perdeu o time de futebol

  Ele acostumava ir ao estádio de futebol com o seu pai, chegava cedo, se sentava no concreto da arquibancada e pegava o saco de amendoim co...