Monday 18 September 2023

 


Mario José Pinto e as maratonas aquáticas

                                                    

Mario Pinto e natação são sinônimos, tal a simbiose que tomou conta de ambos, na cidade de Araraquara quando se fala no nome de Mario, automaticamente já se liga ao universo aquático e essa trajetória começou ainda menino nas piscinas da Associação Ferroviária de Esportes.

Desde o começo com os ensinamentos dos mestres Piscinão e Orselli, Mario Pinto já demonstrava a vocação para a natação, talvez por isso, nunca mais a deixou, aliás, foi aperfeiçoando a sua formação nas piscinas até chegar nas disputas das competições de natação de longo alcance, as chamadas “maratonas aquáticas”.

Foi aí que surgiu o sonho de atravessar o Canal de Mancha, espaço marítimo que liga a França à Inglaterra – um verdadeiro desafio tendo em vista as condições nada favoráveis de temperatura e pressão, uma vez que o mar naquela região costuma ser gelado e de intensa vibração, o que dificulta e muito e valoriza demais o sucesso na empreitada.

O livro Travessia do Canal da Mancha está dividido em 5 (cinco) partes, na primeira parte, o autor começa falando sobre a escolha pela natação e a história da carreira.

Na segunda parte do livro, aborda as maratonas aquáticas e as trajetórias em águas abertas, assim como da decisão de fazer a travessia do Canal da Mancha.

Na terceira parte, o auge do livro, onde o autor aborda a preparação para a travessia, os momentos de tensão, solidão e o medo que toma conta do cenário, assim como a realização, e a sua relação com o profissional Igor Souza que conduziu todo o processo de preparação para a travessia.

Na quarta parte do livro, Mario aborda as maratonas aquáticas e a sua relação com a psicologia esportiva, o que pode ser considerado muito significativo uma vez que o autor possui extensa formação profissional na área e a utiliza como ferramenta para superar as grandes dificuldades que as maratonas aquáticas apresentam.

Na quinta parte do livro, o autor apresenta um álbum de fotos e imagens do sonho realizado, o que torna o livro mais atrativo e de leitura fácil.

Superar o medo, a ansiedade e as dificuldades para a realização de um sonho é a lição que o livro apresenta, e a pergunta que pode ser fazer em cima da obra é a seguinte: até onde você está disposto a ir para realizá-lo? O livro de Mario Pinto tem tudo a ver com essa pergunta na medida em que a resposta é extremamente positiva, pois ela consegue unir, determinação, perspicácia, planejamento e perseverança em busca de um objetivo maior que é a concretização de um sonho.

 

 

No comments:

A modernidade, o espaço e o tempo em Anthony Giddens

  A modernidade, o espaço e o tempo em Anthony Giddens Anthony Giddens é um sociólogo britânico . É considerado por muitos como o filósof...