Thursday 19 July 2007

Acidente aéreo: a culpa é da pista molhada?


Há tempos que o sistema aéreo brasileiro vem apresentando problemas. Acidente da gol no ano passado, atrasos constantes nos aeroportos e agora o acidente monstruoso com o avião da Tam. A pergunta que não quer calar é a seguinte: de quem é a culpa pelos problemas ocorridos no setor aéreo? Da aeronáutica? Da infraero? Das companhias aéreas?
Vejamos, o setor aéreo cresceu de forma geométrica nos últimos anos. As passagens aéreas ficaram acessíveis ao bolso do cidadão brasileiro competindo até com as companhias de transportes rodoviários. Tendo em vista o baixo tempo das viagens e o conforto proporcionado, os aeroportos se transformaram em rodoviárias de luxo para a faminta classe média brasileira. Isso significa que houve um aumento da demanda sem o necessário crescimento do investimento em infra-estrutura.
Agora, quem é o responsável pelo investimento em infra-estrutura nos aeroportos? o Estado brasileiro ou o setor privado? É claro que agora, após o acidente, vai ficar aquele jogo de empurra-empurra, mas, o maior responsável pelos problemas no setor é do Estado que deveria investir em infra-estrutura também em progressão geométrica para dinamizar o setor e acabar com os seus problemas.

No comments:

Tubaína, mortadela e um jogo na Fonte Luminosa

  O ano, ele não se recorda de maneira exata, mas tem a certeza de que aquela partida de futebol entre a Ferroviária de Araraquara e Palmeir...