Tuesday 17 July 2007

O socialismo


O socialismo nasceu praticamente nos finais do século XVIII, logo após o levante da Revolução Francesa. Surgiu como uma alternativa às relações de poder vigentes na sociedade naquele momento. No final do século XVIII e início do século XIX, houve uma expansão econômica nunca ocorrida até então. Novas invenções técnicas e a utilização da máquina a vapor proporcionaram passos rápidos ao processo de industrialização. A sociedade sofreu um processo de transformação praticamente radical, passou de um sistema agrícola, feudal para um sistema fabril de forma fugaz e até de certa forma violento. Com a alteração dos modos de produção, consequentemente alterou a formação e o pensamento na sociedade. Na sociedade feudal, a produção servia única e exclusivamente para a subsistência. No sistema industrial, a produção buscava sobretudo a produção em larga escala e embutia sobretudo a questão do lucro e dos processos de vantagens. Estabelecendo assim, uma relação baseada na troca e na lucratividade e vestindo em cada homem um cifrão. Nesse sentido, o socialismo nasce para contrapor o individualismo liberal em vigor. O socialismo se forma sobre a idéia da solidariedade.
A palavra socialismo foi utilizada pela primeira vez na história no ano de 1827, por um burguês denominado Robert Dale Owen. Owen apresentou basicamente uma fusão entre os termos socialismo e cooperação, numa "combinação de democracia política e propriedade comum da indústria".
Assim como Owen, dois outros autores proporcionaram contribuições importantes para o desenvolvimento do socialismo utópico, durante o final do século XVIII e início do século XIX. Tanto Saint Simon como Fourier reforçaram a tese de que era possível a construção de uma sociedade que correspondesse a verdadeira natureza da humanidade. Através do padrão de reprodução, a alimentação e o vestuário dos membros da comunidade, ambos tentaram sobretudo aplicar um viés de sociedade em harmonia com as origens naturais e assim estabelecer padrões para os seres humanos se tornarem virtuosos, satisfeitos e obtendo altíssimo padrão de felicidade. Para os socialistas utópicos não havia "nenhuma concepção de classe, o socialismo devia ser realizado por personalidades proféticas como eles mesmos, com o apoio de patrocinadores ricos".
Já em meados do século XIX, Karl Marx revolucionou o conceito de socialismo, embutindo outros valores para decifrar o processo capitalista e assim propor mudanças visando sobretudo "igualar" a condição da existência humana. Estava em voga o socialismo científico. Para Marx, a sociedade é composta por classes. A luta entre essas classes proporcionam o desenvolvimento da história. Para acabar com a exploração entre os homens, Marx julga necessário a tomada do poder do Estado. Só o Estado tem o poder para dirimir e destruir a exploração do homem pelo homem. "Marx acreditava numa lei natural de evolução social que implicava, à medida que progredia o conhecimento das técnicas produtivas, uma crescente "socialização" dos processos de produção". E que as desigualdades proporcionadas pelo capitalismo faria o sistema de qualquer forma ruir, desaparecer.
O presente trabalho não visa escrever um tratado sobre socialismo, apenas tem o objetivo fazer um breve retrospecto histórico e pontuar os itens mais substanciosos sobre o tema e proporcionar sobretudo um andamento saudável do trabalho. Nesse sentido, faz-se necessário ressaltar e fazer uma breve comparação do conceito de socialismo utópico proporcionado por Owen, Saint-Simon e Fourier e do conceito de socialismo moderno, proporcionado pelos contemporâneos Tony Blair, Primeiro Ministro da Grã-Bretanha e Antony Giddens sociólogo e cientista político inglês contemporâneos. Tanto o socialismo utópico, como o socialismo moderno alijam o Estado das relações e pregam sobretudo a solidariedade do indivíduo e boa vontade do homem rico para diminuírem as diferenças da sociedade. Assim como o socialismo utópico, o socialismo moderno não está preocupado com a questão de classe e sim com a distribuição da riqueza existente. A definição de socialismo moderno pode ser encontrado nas palavras do Primeiro Ministro Britânico Tony Blair, "acredito nos valores socialistas de solidariedade, busca da justiça social e igualdade de oportunidades para todos. Não acredito em pesadas intervenções estatais e grandes planejamentos. Meus objetivos são socialistas: diminuição da pobreza infantil, combate ao desemprego entre os jovens, grandes investimentos em educação e saúde".
Na visão dos socialista modernos, o socialismo na sociedade contemporânea pode ser alcançado sobretudo com a vontade inserida no interior de cada indivíduo. Cada indivíduo, principalmente se obtiver uma condição econômica satisfatória pode assentar um tijolo na construção do socialismo. Nesse sentido, parece-me que há um certo desconhecimento das propostas hobbesianas, de que o homem é mau por natureza e só agirá de acordo com seus próprios interesses. Interesses esses refutados pelos socialistas modernos, na medida em que os mesmos visam somente uma distribuição da riqueza e se preocupam sobretudo com a questão econômica, ou seja, se tudo estiver bem com a economia, todas as outras questões estarão resolvidas.
Assim como o conservadorismo, o socialismo na sociedade contemporânea apresenta aspectos diferenciados das propostas vigentes até então e não apresenta sobretudo delineamentos de finitude que nem pregam alguns teóricos. O socialismo na sociedade contemporânea se transforma de uma maneira rápida e vertiginosa e caminha em direção ao imponderável. Sem carregar as marcas deixadas pelo marxismo, o socialismo moderno se apresenta com uma faceta mercadológica e sobretudo com o rótulo e o estigma de uma suposta igualdade monetária, muito diferente das propostas de Saint-Simont e Marx, para quem a igualdade estava atrelada ao interior do seres humanos e não sobre os aspectos materiais da vida.

1 comment:

Anonymous said...
This comment has been removed by a blog administrator.

Tubaína, mortadela e um jogo na Fonte Luminosa

  O ano, ele não se recorda de maneira exata, mas tem a certeza de que aquela partida de futebol entre a Ferroviária de Araraquara e Palmeir...